Serviços

Departamento de Testes Internacionais

Apresentação

O Departamento de Testes Internacionais (DTI) da Casa Thomas Jefferson administra exames internacionais de proficiência na língua inglesa, bem como certificações profissionais de organizações internacionalmente reconhecidas.

Com a missão de proporcionar aos candidatos que nos procuram um ambiente seguro, confiável e confortável,  contamos como uma equipe de profissionais treinados e salas especialmente preparadas e adaptadas para a realização de diferentes exames.

Clique nas imagens abaixo para verificar mais informações sobre algumas das diferentes instituições responsáveis pela elaboração e distribuição dos diferentes exames por nós aplicados.

  Prometric    Cambridgeauthorised centre_rgb

 

Para informações mais detalhadas, o público interessado pode entrar em contato com o Departamento de Testes Internacionais pelo e-mail: departamento.testes@thomas.org.br ou pelo telefone: (61) 3442-5584.

________________________________

Caso você deseje informações sobre qual prova atende o seu objetivo, orientação sobre estudos nos Estados Unidos, tradução de documentos, locação de livros para estudo e esclarecimentos presenciais sobre os exames, entre em contato com o Escritório de Aconselhamento EducationUSA (EAO).

Centro de Testes Prometric

prometric

A Prometric é uma subsidiária de propriedade do Educational Testing Service (ETS) responsável pela aplicação de diferentes exames que são distribuídos via internet e precisam de um ambiente seguro e controlado para sua realização.

Com mais de 20 anos de experiência em desenvolver, distribuir e aplicar testes para algumas das organizações mais reconhecidas internacionalmente, os centros de testes Prometric permitem que milhões de pessoas em todo o mundo avancem e evoluam profissional e academicamente.

Operando com uma rede de cerca de 10.000 centros de aplicação, em mais de 160 países, a Prometric mantém o seu centro de provas acadêmicas do Distrito Federal e entorno sob nossa responsabilidade.

Uma vez que nem todos os exames estão disponíveis em todos os Centros Prometric, clique aqui para verificar quais provas são distribuídas pela Prometric e localizar o Centro Aplicador mais próximo de você.

 

Localização

O Departamento de Testes Internacionais e o Centro de Aplicação Prometric estão localizados na Casa Thomas Jefferson, filial Sudoeste.

Endereço:
Casa Thomas Jefferson – Filial Sudoeste
SHCSW – EQSW 301/302 – Lote 02
CEP: 70673-150 – Brasília, DF

Informações sobre provas, agendamento e resultados: departamento.testes@thomas.org.br

________________________________

¹ É importante ressaltar que, apesar de ser possível visitar e conhecer a filial Sudoeste, as salas de prova são de acesso restrito ao pessoal autorizado e só podem ser acessadas pelo candidato no dia e horário da prova.

² Para informações sobre qual prova atende o seu objetivo, orientação sobre estudos nos Estados Unidos, tradução de documentos, locação de livros para estudo e esclarecimentos presenciais sobre os exames, entre em contato com o Escritório de Aconselhamento EducationUSA (EAO).

Apresentação

Nosso Departamento de Testes Internacionais é credenciado para aplicar os mais reconhecidos exames de proficiência em língua inglesa. Somos credenciados pelas principais bancas examinadoras no mundo: universidade de Cambridge (Cambridge English Language Assessments), ETS (English Testing Services) e CaMLA (Cambridge-Michigan Language Assessments). Somos centro examinador para os mais importantes exames em língua inglesa: KET, PET, FCE e CAE (Cambridge), YLTE e ECPE (CaMLA),  TOEFL iBT, TOEFL ITP, GRE e TOEIC (ETS) e o IELTS oferecido pelo Conselho Britânico. Além disso, em 2017, também nos tornamos centro aplicador do SAT, importante exame para admissão em universidades americanas em programas de graduação.

Quadro Europeu Comum (QECR)

CEFR
O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, desenvolvido pela Comissão Européia em parceria com o CEDEFOPCentro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional – é um guia usado para descrever os diferentes níveis de conhecimento nos idiomas, dividindo o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões: A1, A2, B1, B2, C1, C2, sendo o A1 o nível mais básico e C2 o nível mais avançado.

Os diferentes níveis possuem diferentes significados e podem ser utilizados para classificar o conhecimento como um todo, ou cada habilidade (ler, falar, escrever e entender inglês) separadamente.

É possível verificar a descrição de todos os níveis, para cada uma das habilidades clicando aqui.

 

Todos os exames internacionais para proficiência aplicados pela Casa Thomas Jefferson podem ser relacionados diretamente ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas para fins de interpretação de resultados.

Fonte: Europass, acessado em 09/04/2014.

CTJ Proficiency & CTJ Written Comprehension Test

Além dos exames de proficiência internacionais, a Casa Thomas Jefferson aplica exames desenvolvidos pela própria instituição. Eles são uma alternativa viável para candidatos que necessitam comprovar proficiência na língua inglesa para participar de programas de pós-graduação locais, de extensão ou simplesmente para mensurar seus conhecimentos.

A Casa Thomas Jefferson também elabora Exames Customizados de acordo com as necessidades da sua instituição. Temos experiência na elaboração de exames para empresas e departamentos de universidades federais, com o objetivo de compor a admissão em programas de pós-graduação.

A fim de verificar maiores informações sobre este serviço, contate-nos pelo e-mail departamento.testes@thomas.org.br.

 

CTJ Proficiency Test

O CTJ Proficiency Test (TDP) é de propriedade da Casa Thomas Jefferson e foi desenvolvido para avaliar a proficiência em inglês de acordo com os padrões de nossa instituição.

O teste é composto por quatro partes diferentes:

  • Entrevista Oral (Speaking)
  • Compreensão Oral (Listening)
  • Gramática (GRV)
  • Redação

Tem duração aproximada de 2 horas e a pontuação é aferida por meio de pontos percentuais.

CTJ Proficiency Test

 

CTJ Written Comprehension Test

O CTJ Written Comprehension Test é resultado da necessidade de um exame mais simples que atendesse a situações que não exigem comprovação de proficiência em todas as habilidades linguísticas.

Desenvolvido a partir do CTJ Proficiency Test, trata-se de uma prova objetiva de gramática, vocabulário e compreensão de texto.

Tem duração de 1 hora e a pontuação é aferida por meio de pontos percentuais.

CTJ Written Comprehension Test

 

 

Exames de Proficiência Internacionais

Participar de um programa acadêmico, no Brasil ou no Exterior; provar-se proficiente na língua inglesa; incrementar o currículo; ou simplesmente mensurar o seu conhecimento em inglês são alguns dos motivos que justificam o investimento em preparação e realização de exames reconhecidos internacionalmente.

Os exames de proficiência internacionais em língua inglesa aplicados pela Casa Thomas Jefferson são:

ECPE (Examination for the Certificate of Proficiency in English)
Nível na QECR¹: C2

CAE (Cambridge English: Advanced)
Nível na QECR: C1

- FCE/ FCE for Schools (Cambridge English: First)
Nível na QECR: B2

PET/ PET for Schools (Cambridge English: Preliminary)
Nível na QECR: B1

- KET/ KET for Schools (Cambridge English: Key)
Nível na QECR: A2

IELTS (International English Language Testing System)
Nível na QECR: de A1 a C2

TOEFL IBT (Test of English as a Foreign Language – Internet-based Test)

Nível na QECR: de B1 a C1

TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Test)
Nível na QECR: de A2 a C1

TOEIC (Test of English for International Communication)
Nível na QECR: de A1 a C2

__________________________

¹QECR – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

É possível verificar a descrição de todos os níveis, para cada uma das habilidades clicando aqui.

YLTE

Oferecemos exclusivamente aos nossos alunos do Junior 4 e/ou Junior 6 Special (Escolas Parceiras) um exame de proficiência criado por CaMLA, o organismo internacional formado pelas Universidades de Michigan e Cambridge.

O YLTE – Young Learners Test of English é uma ferramenta de avaliação idônea e extremamente confiável, visto as duas renomadas instituições que se uniram para elaborar e aplicar o exame.

Datas de Aplicação - 2017
Informações Gerais

KET

O Cambridge English: Key (KET) é um exame desenvolvido pela Universidade de Cambridge e reconhecido internacionalmente por diversas instituições educacionais, profissionais e governamentais como prova de conhecimento da língua inglesa no nível básico.

O KET visa certificar os seus candidatos no nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência. Os aprovados neste exame tem uma prova documental, de validade vitalícia, de que é capaz de se comunicar em situações simples do dia a dia.

Informações Gerais
Datas de aplicação - 2017

PET

O Cambridge English: Preliminary (PET) é um exame desenvolvido pela Universidade de Cambridge e visa certificar os seus candidatos no nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

Este exame é aceito por diversas instituições educacionais, governamentais e profissionais como fins de comprovação de conhecimento na língua inglesa e seu uso no dia a dia.

De acordo com o QECR, os utilizadores da língua no nível B1 são capazes de:

“[…]compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempo livre, etc. São capazes de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagens, em regiões onde a língua alvo é falada. São capazes de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. São capazes de relatar acontecimentos, experiências ou sonhos, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

Informações Gerais

Datas de aplicação - 2017

 

FCE

O Cambridge English: First (FCE) é um exame desenvolvido pela Universidade de Cambridge e visa certificar os candidatos no nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

O candidato certificado no FCE pode comprovar suas habilidades da língua inglesa, de forma que, pode viver, trabalhar, estudar e se comunicar independentemente em um país de falantes nativos da língua.

De acordo com o QECR, os utilizadores, no nível B2, são capazes de:

“[…]compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos em um texto complexo, incluindo discussões técnicas na sua especialidade. São capazes de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. São capazes de exprimir-se de forma clara e detalhada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos.”

Informações Gerais
Datas de aplicação - 2017

 

CAE

O Cambridge English: Advanced (CAE) é um exame desenvolvido pela Universidade de Cambridge, aceito internacionalmente por mais de 20000 instituições educacionais, governamentais e profissionais, como fim de comprovação de conhecimento e habilidades na língua inglesa no nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

A certificação neste exame, de validade vitalícia, é uma prova documental de que o utilizador da língua inglesa é capaz de:

“[…]compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como identificar idéias implícitas. É capaz de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou acadêmica. É capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.”

Informações Gerais
Datas de aplicação - 2017

ECPE

O Exame para Certificado de Proficiência em Inglês (ECPE) segue os padrões dos Exames de Língua Estrangeira (EFL).

É reconhecido em diversos países como prova documental oficial de proficiência de nível avançado no idioma Inglês e pode ser usado para fins acadêmicos e profissionais.

O ECPE visa o nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e a validade do certificado é vitalícia. Os utilizadores da língua, no nível C2 de proficiência, são capazes de:

“[…] compreender com facilidade praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir informações de diferentes fontes faladas e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. Pode expressar-se de forma espontânea, fluente e com muita precisão, identificando as entrelinhas de significado mesmo em situações mais complexas.”

(Conselho da Europa, 2001: 24)

Fonte: Site oficial, acessado em 09/04/2014
Datas de Aplicação - 2017
Informações gerais

TOEIC

O TOEIC Listening & Reading é um exame que visa avaliar o conhecimento de compreensão oral (Listening) e escrita (Reading) do candidato. O público para este exame são pessoas que precisam comprovar competência na língua inglesa para fins profissionais, como por exemplo, atender requisitos para uma promoção, avaliação de treinamentos em inglês, entre outras finalidades.

Mais de 10.000 organizações em 120 países em todo o mundo confiam no teste TOEIC para determinar quem tem as competências lingüísticas em inglês necessárias para ter sucesso no trabalho em escala global.

 

Fonte: Site oficial, acessado em 09/04/2014

_____________________________________________________________________

Baixe aqui o Manual do Candidato – TOEIC – Examinee Handbook

_____________________________________________________________________

 

É possível verificar a descrição de todos os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para cada uma das habilidades clicando aqui.

 

Informações gerais
Interpretação de resultados (Quadro Comum Europeu)

TOEFL ITP

O TOEFL ITP atende às necessidades de universidades, instituições de ensino da língua inglesa, escolas de aperfeiçoamento, empresas e outras instituições de aplicar testes de conhecimentos da língua inglesa com o mesmo padrão de qualidade do exame TOEFL.

 


0

Baixe aqui o manual do candidato: TOEFL ITP – Examinee Handbook

0


0

Pode ser utilizado com os seguintes objetivos:

  • Nivelamento em programas de inglês intensivo que requerem proficiência em Inglês em nível universitário;
  • Monitoramento de progresso em programas de língua Inglesa, com ênfase na proficiência do Inglês acadêmico;
  • Conclusão de programas de língua inglesa por meio de avaliação da proficiência para a compreensão do Inglês falado e leitura;
  • Admissão a programa de curta duração e sem previsão de obtenção de grau, em países de língua inglesa, onde instituições emissoras e receptoras dos scores acordam em utilizar os scores do TOEFL ITP;
  • Admissão para programas de graduação e pós-graduação visando obtenção de grau em países não falantes de Inglês, em programas onde o Inglês não é a língua dominante de instrução.
  • Admissão e nivelamento em programas internacionais colaborativos para obtenção de grau, onde o Inglês será um dos recursos no programa;
  • Comprovar proficiência em inglês nas habilidades de leitura e compreensão oral (reading e listening);
  • Participar de programas para bolsas de estudo.

A pontuação obtida no TOEFL ITP pode ser equiparada aos níveis A2 a C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e é válido por dois anos a contar da data da prova.

_________________________________

O TOEFL ITP não equivale ao TOEFL PBT e não substitui nenhuma das outras modalidades do TOEFL (PBT ou IBT). Recomendamos que o candidato verifique atentamente os requisitos do programa ou o propósito em realizar o exame para saber ao certo qual dentre estes testes o mais adequado.

 

Calendário de Aplicação do TOEFL ITP (Open Dates)

 

Informações gerais
Interpretação de Resultados (Quadro Comum Europeu)

 

Conheça a plataforma de treinamento Thomas EduSynch.

 

 

 

TOEFL iBT

O teste TOEFL iBT mede a sua capacidade de usar e entender Inglês em um ambiente acadêmico. E ele avalia o quão bem você consegue combinar as suas habilidades de compreensão oral, leitura, fala e escrita para realizar tarefas acadêmicas, tornando-se assim uma parte fundamental para a sua jornada em estudar em um país de língua inglesa.

_______________________________________________________________
Informações gerais
Interpretação de Resultados (Quadro Comum Europeu)

 

 

IELTS

O International English Language Test System (IELTS) é um dos mais reconhecidos exames de proficiência, atendendo mais de 2 milhões de pessoas por ano ao redor do mundo. Mais de 9.000 universidades, associações profissionais, empregadores e autoridades de imigração.

O teste está disponível em duas versões e avalia as quatro habilidades na língua inglesa: compreensão oral, leitura, fala e escrita.

Informações Gerais
Interpretação de resultado (Quadro Europeu Comum de Referência

SAT

Os exames SAT (Scholastic Aptitude Test) são aplicados em língua inglesa e avaliam habilidades e conhecimentos em diferentes áreas que, de acordo com pesquisas, são fundamentais para a aptidão e o sucesso de estudantes em ambiente acadêmico.

É aplicado em duas vertentes:

  • SAT: exame que visa avaliar conhecimentos e habilidades em matemática, leitura e produção textual em inglês. Os resultados do exame refletem o desenvolvimento do aluno durante seu ensino médio.
  •  SAT Subject Test: exames em 5 (cinco) áreas específicas do conhecimento a ser selecionada pelo aluno de acordo com a necessidade e requisitos da instituição ao qual pretende se candidatar:

–  Inglês: Literatura;

– História: História dos EUA, História Mundial;

– Matemática: Nível 1, Nível 2;

– Ciências: Biologia, Química, Física;

– Línguas: Chinês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Latim, Hebraico Moderno, Espanhol.

 Foco: Acadêmico.

Organização responsável: The College Board.

Objetivo: Avaliar a aptidão acadêmica do estudante que deseja ser admitido em programas de graduação em universidades dos Estados Unidos.

Público alvo principal: Estudantes de Ensino Médio.

Finalidades principais: 

– Participar de processos de admissão em Universidades americanas;
– Avaliar conhecimentos obtidos no Ensino Médio.

Formato: 

  • SAT

– 65 min – Reading;

– 35 min – Writing and Language;

– 25 min – Math (No calculator);

– 55 min – Math (Calculator);

– 50 min – Essay (optional).

  •  SAT Subject

Verifique junto à instituição ao qual pretende se candidatar sobre a necessidade de realizar o SAT Subject. Cada exame tem duração de 1 hora.

 Duração total da prova:

SAT: Aproximadamente 4 horas (com Essay);

SAT Subject: 1 hora de duração cada exame.

Prazo para os resultados: Clique aqui para verificar o prazo.

Documentos emitidos: Será possível a visualização de um Score Report online no registro do candidato no site oficial do exame. Caso queira uma versão impressa dos resultados, o candidato deverá solicitar no ato da inscrição.

Inscrições e Datas: Site oficial do exame.

Valor da prova: Para verificar o valor da inscrição e outras taxas, acesse o site oficial.

Formas de pagamento: Cartão de Crédito Internacional.

Local de realização da prova: Confirme o local de sua prova no comprovante de inscrição encaminhado pelo The College Board.

Para mais informações sobre candidaturas à universidades americanas, procure o Escritório de Aconselhamento EducationUSA (EAO) da Casa Thomas Jefferson.

Outros exames

Além dos exames de proficiência em inglês, nosso departamento é também responsável pela administração de diversos outros exames através de suas parcerias com grandes instituições internacionais.

GRE - Graduate Record Examination
PMI - Program (PMP)
USMLE - United States Medical Licensing Examination

Como estes, outros exames são também aplicados em nosso departamento. Caso tenha interesse e queira verificar maiores informações, escreva para departamento.testes@thomas.org.br.

Apresentação

Nesta seção você terá acesso às informações sobre como verificar e interpretar os resultados obtidos nos diferentes exames aplicados pelo Departamento de Testes Internacionais.

Para isso, basta clicar no menu lateral no nome da prova desejada e verificar os diferentes procedimentos para ter acesso ao resultado de cada um dos exames.

Caso você tenha realizado outro um exame que não esteja listado ao lado, encaminhe um e-mail para departamento.testes@thomas.org.br a fim de verificar o procedimento.

 

ECPE

Para verificar os resultados no ECPE, é necessário ter o número de registro. Você pode verificar o número de registro contatando qualquer uma de nossas secretarias, ou solicitando pelo e-mail departamento.testes@thomas.org.br.

Os candidatos aprovados neste exame comprovam nível C2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).

Quando os resultados online, score reports e certificados estiverem disponíveis, os candidatos serão notificados via e-mail.

2015 – 1º semestre – Resultado do ECPE aplicado em Junho de 2015

2015 – 2º semestre – Resultado do ECPE aplicado em Novembro de 2015

2016 – 1º semestre – Resultado do ECPE aplicado em Junho de 2016

2016 – 2º semestre – Resultado do ECPE aplicado em Novembro de 2016

 2017 – 1º semestre – Resultado do ECPE aplicado em Maio de 2017

 

ECCE

Para verificar os resultados no ECCE, é necessário ter o número de registro. Você pode verificar o número de registro contatando qualquer uma de nossas secretarias, ou solicitando pelo e-mail departamento.testes@thomas.org.br.

Os candidatos aprovados neste exame comprovam nível B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).

Quando os resultados online, score reports e certificados estiverem disponíveis, os candidatos serão notificados via e-mail.


2014 – 1º semestre – Resultado do ECCE aplicado em Maio de 2014

2014 – 2º semestre – Resultado do ECCE aplicado em Dezembro de 2014

2015 – 1º semestre – Resultado do ECCE aplicado em Maio de 2015

2015 – 2º semestre – Resultado do ECCE aplicado em Dezembro de 2015

TOEFL ITP

Para verificar os resultados no TOEFL ITP, é necessário encaminhar um e-mail para departamento.testes@thomas.org.br.
No e-mail você deve informar seu nome completo e data de nascimento.

O TOEFL ITP não resulta em aprovação ou reprovação. Ele classifica os candidatos em relação à sua escala de pontuação que pode ser equiparada aos níveis A2, B1, B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e é válido por dois anos a contar da data da prova.

A equiparação entre as pontuações obtidas no exame do TOEFL ITP e o QECR pode ser verificada aqui.

Ao clicar aqui é possível verificar a descrição de todos os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para cada uma das habilidades.

 

Prazo de entrega dos resultados

Resultado via e-mail: Até 7 dias úteis a contar do dia seguinte à realização da prova.

Resultado Físico (Score Report): Cerca de três semanas após a prova.

OBS.: O prazo para entrega do resultado físico está sujeito à variações nos prazos de entregas dos Correios. Tão logo o resultado físico for recebido pela Casa Thomas Jefferson, o candidato será notificado via e-mail.

TOEFL IBT

Os resultados do TOEFL IBT são divulgados diretamente aos candidatos através do sistema da ETS e o centro aplicador não tem acesso aos resultados do candidato.

Ao mesmo tempo em que os candidatos têm acesso ao resultado, as instituições cadastradas no ato do registro também os recebem podendo acessá-los.

  • Para verificar os resultados é necessário acessar o site oficial com seu login e senha.
  • Para verificar a data em que seus resultados estarão disponíveis, clique aqui.

O Score Report impresso é encaminhado em até 13 dias após a data do teste, diretamente para o endereço cadastrado pelo candidato no ato do registro. A ETS não tem mantém códigos de rastreamento para controle da entrega pelos correios.

 

 

TOEIC

O TOEIC não resulta em aprovação ou reprovação. Ele classifica os candidatos em relação à sua escala de pontuação que pode ser equiparada aos níveis A1 a C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e é válido por dois anos a contar da data da prova.

É possível verificar a descrição de todos os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para cada uma das habilidades clicando aqui.

Todos os candidatos recebem um Score Report oficial. Caso deseje receber o Certificado Oficial o candidato deve solicitar informações sobre como proceder ao departamento.testes@thomas.org.br.