O que é o movimento do fazer?

O maker movement (movimento do fazer) teve início em 2005 e busca resgatar a cultura do DIY (faça você mesmo) e do aprender fazendo. O movimento ganhou destaque nos Estados Unidos quando foi reconhecido pelo governo americano como peça importante para provocar um salto qualitativo na educação.  A ideia é criar uma cultura de fazedores que se entusiasmam pelas ciências e artes, que aprendem a pensar criativamente, a prototipar ideias e a criar soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Por que a Casa Thomas Jefferson aderiu ao ‘maker movement’?

A Casa Thomas Jefferson, um centro binacional de referência no ensino da língua inglesa desde 1963, sempre esteve comprometida com metodologias educacionais inovadoras e com as melhores práticas de ensino. Nossa missão é conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares de aprendizagem. O ensino da língua inglesa está essencialmente ligado à comunicação, à personalização da linguagem e ao empoderamento, e tem conexão estreita com o aprendizado de componentes da Cultura Americana e com o desenvolvimento da consciência intercultural. A Casa Thomas Jefferson foi apontada pelo Departamento de Estado Americano como um ambiente perfeito para adoção do movimento do fazer.

Como a Casa Thomas Jefferson pode ajudar a sua escola?

Fomentamos o protagonismo de alunos e educadores por meio do desenvolvimento de um mindset (modelo mental) maker na construção de novas competências: colaboração, criatividade, resolução de problemas, inovação e empreendedorismo. O projeto Maker Experience promove a imersão de alunos, gestores e educadores em experiências de aprendizagem ativa, construídas pela interação e colaboração de aluno-aluno, educador-educador e aluno-educador.  O projeto é composto de três propostas:

Visitas in loco

  • Palestras de formação de mindset e oficinas maker
  • Consultoria para montagem de infraestrutura de makerspaces e construção de narrativas pedagógicas

Treinamento a distância

  • Série de webinars para capacitação de professores, bibliotecários e gestores

Imersão em um makerspace

  • Experiências mão-na-massa para que sua equipe aprenda a criar narrativas educacionais inovadoras

 

Leve o Maker Experience para a sua escola